TRANSPARÊNCIA:
Emissão de CO2 desde 2012

Emissão de CO₂

A Santa Luzia monitoriza e calcula a emissão de CO₂ da sua linha de produção de perfis de acabamentos. Os gases com efeito de estufa que envolvem a Terra absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço, aquecendo assim a superfície da Terra. Um dos principais gases é o dióxido de carbono (CO₂), emitido principalmente pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas.

A preocupação em torno do aquecimento global tem aumentado e com o passar dos anos mais tem se falado sobre os efeitos da emissão excessiva de gases poluidores na atmosfera, principalmente com respeito ao CO₂. Embora não seja o gás mais potente, é um dos mais preocupantes devido à alta quantidade de emissão global.

Emissão de CO-2

A monitorização dos impactos gerados pelo processo produtivo das empresas contribui para o desenvolvimento de um novo modelo uniforme mais preocupado e responsável na gestão dos aspetos ambientais. Dessa maneira, pode-se qualificar e compreender os problemas, propor ações para a sua mitigação, e ainda, agregar valor ao processo e ao produto final.

O crescimento rápido da produção das indústrias levou ao inevitável aumento da emissão de CO₂. Entretanto, atualmente há um esforço para reduzir esse fenômeno através de melhorias do processo industrial, campanhas e acordos internacionais. Para desenvolver uma economia com baixa emissão de carbono algumas etapas precisam ser realizadas: mensuração, gestão, redução e ao final, consegue-se a compensação das emissões de gases com efeito de estufa.

Nossas simples atividades do dia a dia provocam emissão de gases com efeito de estufa: deslocamentos com automóveis, consumo de alimentos, consumo de energia elétrica e o lixo que produzimos. Cabe a nós fazermos melhores escolhas para que esse impacto seja o menos danoso possível, pois precisamos pensar em cuidar melhor do planeta.

Emissão de CO-2

Existem várias ferramentas para mensurar e gerir as emissões de CO₂ e de outros impactos ambientais potenciais de um produto e de uma empresa. Dentre elas, pode-se citar a Avaliação de Ciclo de Vida. Há alguns anos utilizamos essa ferramenta para mensurar os impactos ambientais da linha de perfis de acabamento da Santa Luzia e foi assim que surgiu a ideia de elaborarmos um contador dinâmico de CO₂.

Desta forma, a cada vez que acessar o sítio da Santa Luzia poderá conferir os valores de emissão de CO₂ enquanto fabricamos esses produtos, além de visualizar o somatório das nossas emissões desde o ano de 2012.

Ao utilizar produtos Santa Luzia você está contribuindo para a redução de emissão de CO₂ na atmosfera, pois por se tratar de um produto fabricado com matéria-prima reciclada e reciclável, o processo de extração de matérias-primas virgens não entra no inventário.

Vale ressaltar que nosso processo de fabricação está em constante melhoria para reduzirmos esse número, bem como as emissões no transporte dos produtos até as lojas. Por isso, a participação do cliente nessa corrente próspera é tão importante, sobretudo quando falamos em logística reversa.