Você bem sabe que os rodapés dão acabamento ideal para o encontro piso e paredes enquanto os rodatetos garantem um encontro harmonioso entre teto e paredes. No entanto, isto não significa que o espaço entre eles não possa ser preenchido. Existe um imenso potencial neste espaço e o rodameio é o aliado perfeito para deixar a criatividade fluir pelas paredes. Muito utilizado em divisões harmônicas, o perfil por muito tempo foi criado a partir da madeira e do gesso, dois materiais pouco sustentáveis.
A Santa Luzia oferece uma alternativa ecológica de Rodameio fabricado, assim como os Rodapés e Guarnições da marca, a partir da reciclagem de resíduos plásticos como os de Isopor®, tecnicamente conhecido como poliestireno expandido ou pela sigla EPS. Os Rodameios da marca saem de fábrica acabados na cor branca ou preta, resistem à água e são imunes a pragas. As barras de 2,4m de comprimento possuem alturas que variam de 29mm, para aplicações delicadas, até 60mm, para demarcações destacadas.
Ficha Técnica – Perfis em Poliestireno
1. Identificação do Produto e da Empresa
Produto: Perfis de Poliestireno
Tipo de produto: Acabamento – 96 % de Poliestireno Reciclado e 4 % de Poliestireno Virgem, acabamento em tinta acrílica base solvente.
Empresa: Indústria e Comércio de Molduras Santa Luzia Ltda.
Endereço: Rodovia SC 108, Km 317, Nº 3019. CEP: 88750-000 – Braço do Norte -SC
2. Características do produto
2.1. Dilatação Térmica
A dilatação térmica é uma característica específica dos materiais, ou seja, todos sofrem alterações de dimensões em função da variação da temperatura. Essa variação é diferente para cada material, porém é conhecida. Portanto, podemos calcular esta variação para cada diferença de temperatura em função do comprimento do produto.
Os produtos de poliestireno da Santa Luzia têm uma dilatação térmica característica de 0,15 % para uma variação de temperatura de 25 oC.
2.2. Absorção de água
A avaliação de absorção de água dos produtos Santa Luzia foi feita pela variação do peso e das dimensões do produto após imersão em água durante 24 horas. A variação do peso dos produtos foi de (0,91 ± 0,11)% (ASTM D 570 -98). Esta variação não altera as características do produto. Com relação a variação dimensional, esta não ocorre em função da absorção de água.
2.3. Flamabilidade
Os produtos têm a característica de propagar chama. O índice de propagação superficial de chama médio (IP) alcançado pelo material foi de 432 correspondente à classe E do método de ensaio (NBR 9442).
2.4. Exposição a Ambientes Litorâneos
Os produtos de poliestireno Santa Luzia não apresentam nenhum tipo de alteração quando expostos as condições de ambientes litorâneos, ou seja, são indicados para a utilização nestes locais.
2.5. Resistência a Produtos de Limpeza
Os produtos de limpeza indicados são: detergente neutro, água sanitária diluída (acima de 50% diluída em água) e álcool etílico. A aplicação deve ser feita de modo a não permitir que estes produtos fiquem em contato direto por um tempo superior a 10 minutos.
A limpeza dos produtos deve ser feita com o auxílio de tecido ou esponja macia.
Obs.: Os testes realizados para a elaboração da ficha técnica foram feitos em perfis com acabamentos de linha. Se forem aplicados outros tipos de tinta, devem-se observar as recomendações do fabricante da mesma.
2.6. Resistência a Pragas
Pragas como cupins, brocas e outros insetos não se alimentam deste produto. Ocorre contudo podem furar estes perfis, como acontece com concreto.
2.7. Ambiente de Aplicação
Os produtos não são indicados para a utilização em ambientes em que tenha a incidência direta da radiação solar, pois pode causar alterações no mesmo.
Este produto pode ser utilizado em ambientes úmidos, pois o mesmo não sofre alterações quando exposto a umidade, conforme apresentado no item 2.2.
A aplicação destes produtos é indicada para ambientes com temperatura inferior a 50°C, lembrando que qualquer variação de temperatura submeterá os produtos a uma dilatação térmica conforme apresentado no item 2.1 deste documento.
3. Acabamento e Aplicação de Tintas
Os perfis de linha são fornecidos acabados, pintados com tinta acrílica à base de solvente.
Caso desejar-se fazer a mudança da cor do perfil, ou seja, realizar uma re-pintura, sugere-se seguir as orientações descritas abaixo:
a) Sugere-se que a tinta utilizada para a re-pintura dos produtos seja a mesma a ser utilizada nas aberturas, a fim de minimizar possíveis variações de tonalidade.
b) É proibida a utilização de lixa ou qualquer outro procedimento que remova a tinta do perfil, pois a qualidade da re-pintura poderá ser comprometida.
c) O produto está preparado para receber tinta acrílica, poliuretano e sintética a base de solvente. O desempenho de uma mesma tinta pode diferir de fabricante para fabricante e cada tipo de tinta de acabamento, possui um desempenho específico. Para obtenção de maiores informações entrar em contato com o fabricante da tinta a ser utilizada.
É importante ressaltar que o desempenho do novo acabamento dependerá da qualidade da tinta e da aplicação, e deve-se considerar as especificações do fabricante.
4. Apresentação, Embalagem e Armazenamento
Os produtos são apresentados em barras de 2,40 m de comprimento, embaladas com plástico termo-encolhido em caixas de papelão. Cada embalagem contém a referência do produto e instruções de instalação.
O armazenamento pode ser feito tanto na vertical quanto na horizontal, desde que não provoque a envergadura dos perfis.
Obs.: Perfis com comprimentos especiais podem ser feitos de acordo com a Política de Vendas, e o tipo de embalagem pode ser também negociado caso a caso.
